O curso de introdução ao desenho urbano foi elaborado no intuito de apresentar ao aluno as principais questões que envolvem o planejamento urbano das cidades, visando a reflexão sobre sua influência no cotidiano e qualidade de vida da população.

Ementa simplificada:

Infraestrutura urbana. Mobilidade e acessibilidade. Morfologia e paisgem.

As mudanças que ocorrem a nível global criam riscos interconectados e o aumento da vulnerabilidade, gerando grandes desafios. O gestor público nesse cenário é essencial no desenvolvimento economicamente sustentável, pois suas ações ou omissões podem causar graves efeitos deletérios à sociedade e prejuízos incalculáveis a longo e curto prazo, afetando toda a geração presente e futura, local e global.

Ainda assim, as implicações e demandas por trás dessas políticas não são sempre entendidos em sua plenitude por uma gama considerável da sociedade. A responsabilidade do gestor público transcende ao interesse privado, e não deve ser usado como um rótulo, mas verdadeiramente como iniciativa de ações de interesse público, com o fim de atender toda uma coletividade. Para se alcançar o Desenvolvimento Economicamente Sustentável as Políticas Públicas devem estar apoiadas em três pilares: sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Dessa forma, o curso de Políticas Públicas pretende qualificar e introduzir os alunos que se postem como efetivos instrumentos de promoção ao desenvolvimento humano e ao bem-estar social. Ofertando uma formação interdisciplinar na qual o aluno esteja habilitado a compreender o Estado brasileiro e as instituições que com ele interagem na avaliação das políticas públicas em organizações diversas e em distintos contextos políticos, econômicos e sociais.

Professor: Igor Martins Zanata

Disciplina: Informática Educacional

Carga horária: 30h

N° de Semanas: 3

Data de Início: 05/08/2019 (segunda-feira)

Data de Término: 26/08/2019 (sábado)

Professor: José Elias da Silva Justo

Início: 21/07/2019

Este curso foi desenvolvido e será ministrado pelo Professor Romulo Mussel, ele visa dar subsídios suficientes para que um aluno consiga fazer multiplicações sem grandes dificuldades. 

O curso será ministrado em cinco tópicos que deverão ser estudados no tempo em que o aluno achar conveniente, entretanto a indicação para o aluno é que ele estude um tópico por semana.

Ementa.pdfEmenta.pdf